Cifras

Cifras

O que são?

Cifra é o termo mais comum da simbologia internacionalmente usada que representa a nomenclatura dos acordes.

Esta simbologia é feita através de letras números e sinais.


O processo de cifragem dos acordes é baseado nas letras maiúsculas que representam o nome das notas em inglês, veja a sequência abaixo:

Dó = C
Ré = D
Mi = E
Fá = F
Sol = G
Lá = A
Si = B

Além das letras maiúsculas utilizadas para representar a nota principal do acorde, temos também complementos reprensentados por sinais, letras ou números, que indicam a estrutura do acorde, como quais são os intervalos formados entre a nota fundamental e cada uma das outras notas.

A letra maiúscula inicial também indica a nota fundamental, a partir de onde o acorde será construído, ou seja, a sua nota tônica, que também será a nota mais grave.

Exemplo:

C = Acorde de Dó Maior - Tônica do acorde será o próprio Dó
D = Acorde de Ré Maior - Tônica do acorde será o próprio Ré

Quando esta nota for alterada, o sinal de alteração deve aparecer logo ao seu lado direito

Exemplo:

C# = Acorde de Dó Sustenido Maior (Veja o Sinal de Sustenido ao lado do C) Tônica do Acorde será o Dó Sustenido

D# = Acorde de Ré Sustenido Maior (Veja o Sinal de Sustenido ao lado do D) Tônica do Acorde será o Ré Sustenido

Como fazer ?

O processo inicial de cifragem é baseado nas estruturas das tríades. A letra maiúscula sozinha, ou seja, sem o complemento representa a tríade maior (T 3M 5j).

Exemplo:

A = Lá Maior
F# = Fá Sustenido Maior

A letra maiúscula seguida do complemento m (minúsculo), representa a tríade menor (T 3m 5j).

Exemplo:

Am = Lá Menor
Bbm = Si Bemol Menor

A Letra maiúscula seguida dos sinais dim ou °, representa a tríade diminuta (T 3m 5dim).

Exemplo:

Cdim ou C° = Dó Diminuta
Dbdim ou Db° = Ré Bemol Diminuta

A Letra maiúscula seguida do sinal + , aum ou #5, representa a tríade aumentada (T 3M #5).

Exemplo:

E+ ou Eaum ou E(#5) = Mi Aumentado
C#+ ou C#aum ou C#(#5) = Dó Sustenido Aumentado

Os exemplos que vimos acima representam as tríades em sua formação fundamental, ou seja, com a sua tônica no baixo.

Para representarmos que a nota mais grave não será a tônica usamos uma barra após a cifra do acorde e indicamos que nota será o baixo do acorde.

Exemplo:

C/E = Dó Maior com baixo em Mi
F#m/C# = Fá Sustenido Menor com baixo em Dó sustenido G+/D# = Sol Aumentada com baixo em Ré Sustenido

Veja abaixo uma tabela de Cifras Maiores e Menores:

Tabela Cifras

*******************************************************************

Está gostando de minhas aulas gratuitas? Quer receber mais conteúdo e aprender ainda mais sobre violão?

Esse conteúdo que você acabou de ler é apenas uma amostra gratuita. Se tiver interesse em aprender mais sobre formação de acordes, tríades, tétrades, tétrades alteradas etc conheça nosso Pacote Completo Curso de Violão Gospel Elite Version.

Esse método é 100% Evangélico. O Primeiro e Único Curso de Violão Interativo da Internet Totalmente Gospel. Então se você tem interesse em aprender a tocar violão com um método de fácil compreensão e apenas com músicas Gospel, clique abaixo para obter maiores informações de como adquirir o seu Curso.

Esta aula foi retirada do GuitarNow! Gospel Elite Version


Ótimo estudo,

assinatura


Antonio Braun
CO-CEO
PRIME CURSOS DO BRASIL
www.primecursos.net